segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

1) O Julgamento está Prestes a Cair Sobre a Profissão Cristã


1) O Julgamento está Prestes a Cair Sobre a Profissão Cristã

Vs. 1-2 – Cristo, que é o Juiz dos “vivos e dos mortos”, estava vindo para julgar a grande massa de Cristãos professos sem vida na profissão Cristã. Muitos na Cristandade não são salvos e se perderão para sempre quando acontecer o julgamento. Os “vivos” serão julgados na Sua “Aparição”, que ocorrerá antes de Seu reinado de 1.000 anos – o Milênio (2 Ts 1:7-10), e os “mortos” serão julgados ao final de Seu “reino” (Ap 20:11-15). É um aviso solene de que haverá um dia de prestação de contas para todos os homens.
Em vista do julgamento vindouro, Timóteo deveria se levantar e servir imediatamente. O amor pelas almas devia motivá-lo. Paulo disse, “Eu te conjuro (para que) ... prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, convence, repreende, exorta com toda a paciência e ensino” (TB). Note: Timóteo devia apresentar a Palavra de Deus aos seus ouvintes – não suas próprias ideias. Histórias e ilustrações podem ser interessantes e até mesmo úteis, mas elas não substituem a Palavra. O servo deve se lembrar de que é o poder da Palavra de Deus, aplicada pelo Espírito, que produz resultados – não artifícios humanos. Portanto, Timóteo não devia tentar fantasiar sua pregação. Em nosso dia, acessórios e truques para atraírem a atenção estão cada vez mais tomando o lugar da simples pregação da Palavra. Podemos ser tentados a usar essas coisas, mas é melhor ficarmos com a simples Palavra de Deus. Ela é “viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4:12), e é o que Deus usa para converter almas (Sl 19:7).
Timóteo devia agir rapidamente quanto a isso – ele devia agir “a tempo” e “fora de tempo”. Isso significa que ele devia divulgar a Palavra em circunstâncias nas quais as pessoas estivessem abertas a ela e também quando elas não estivessem. Se uma pessoa estivesse interessada, com certeza seria uma oportunidade “a tempo” – por exemplo, o carcereiro romano (At 16:30). Mas quando há momentos em que isso pode ser considerado inadequado – “fora de tempo” – ele devia encontrar uma maneira de apresentar a Palavra de Deus, mesmo nesses casos. O Senhor na casa do fariseu é um exemplo (Lc 11:37-54). Timóteo devia apresentar a Palavra para pressionar as consciências de seus ouvintes sem ser pessoalmente ofensivo. Paulo diz, “convence, repreende, exorta com toda a paciência e ensino” (TB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário