segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Mantendo um Espírito Correto


Mantendo um Espírito Correto

Paulo faz um comentário final nessa epístola. Ele lembra a Timóteo da necessidade de ter um espírito correto devido ao estado desordenado das coisas no testemunho Cristão. Ele disse, “o Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito” (v. 22). Isso é mencionado quatro vezes nas epístolas de Paulo, e o modo como é usado é muito instrutivo. Cada referência tem uma aplicação especial à situação que Paulo estava abordando.
Aqui em 2 Timóteo, onde um colapso no testemunho Cristão está em vista, é preciso ter um espírito correto. Temos que estar em alerta contra duas atitudes. Primeiro: não devemos nos permitir ocuparmos com o fracasso ao ponto de desistir, frustrados, e abandonar o caminho. Vemos muitas coisas desanimadoras em um dia de ruína, mas não podemos deixá-las nos abater. Foi isso o que aconteceu com Elias (1 Rs 19). Ele ficou desanimado com o estado ruim das coisas em Israel e desistiu. Segundo: se tivermos sido fiéis em alguma medida, devemos ter o cuidado de não nos permitir ficar cheios de orgulho por causa disso. Quando olhamos ao redor e vemos tanta infidelidade, injustiça e desinteresse entre os Cristãos podemos desenvolver uma atitude de superioridade, achando que somos melhores do que nossos irmãos. É possível estar certo em doutrina e princípio, e mesmo na conduta exterior, mas estar errado em espírito. Devemos ser vigilantes quanto a isso pois “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16:18).
Na epístola de Paulo aos Gálatas, a mesma frase é usada, mas em um contexto totalmente diferente. Ele escreveu para corrigir os gálatas sobre um erro grave que eles estavam tendo em relação à lei e à graça. Ele sabia que havia o perigo de eles não aceitarem sua correção da maneira certa e se ofenderem com o que ele dissesse a eles. Então, antes de concluir a epístola, ele disse, “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito”. Essa é uma área na qual também devemos estar em alerta. Precisamos manter um espírito correto quando alguém nos corrige. Devemos tomar cuidado para não guardar rancor para com essa pessoa. “Fiéis são as feridas feitas por um amigo” (Pv 27:6 – JND).
Na epístola de Paulo aos Filipenses, essa frase é usada novamente, mas em um contexto diferente. Havia certa desunião se formando entre alguns indivíduos (Fp 4:2), e isso tinha o potencial de ameaçar a unidade de toda a assembleia. Se não fosse tratado, poderia resultar em uma divisão completa. Paulo sabia que havia a possibilidade de uma ruptura na comunhão entre os Filipenses, e ele acrescentou as necessárias palavras: “a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito” (Fp 4:23 – ARA). Quando surgem problemas desse tipo entre os santos, temos que vigiar nosso espírito, e não ficar irritados na carne. Isso não ajudará em nada, apenas irá agravar a situação. É necessária uma graça especial para ter um espírito correto em tais situações. Quão cuidadosos devemos ser. As palavras de José aos seus irmãos são boas para nós, “não contendais pelo caminho” (Gn 45:24).
A expressão também aparece em Filemon 25. E, novamente, em um contexto diferente. Aqui é em conexão com perdoar e receber uma pessoa arrependida. Onésimo foi um servo desobediente que fugiu de seu mestre Filemon, mas foi salvo depois de entrar em contato com o apóstolo. Paulo escreveu essa carta para Filemon, encorajando-o a perdoar e receber o servo arrependido. Nesses casos, há uma tendência de nutrir sentimentos de amargura em relação à pessoa que nos ofendeu, e não verdadeiramente perdoá-la de coração. Portanto, ele diz, “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito”.
É claro que um espírito correto é necessário em todas as situações – mas é ainda mais em um dia de ruína quando nossa paciência e fidelidade são constantemente testadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário