sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Convicção para ser Identificado com Paulo


Convicção para ser Identificado com Paulo

Vs. 16-18 – Por fim, Paulo fala do tipo de convicção necessária nos últimos dias. Ele faz isso se referindo ao exemplo de “Onesíforo” que “não se envergonhou” das cadeias do apóstolo. Ele o procurou diligentemente e aceitou de bom grado a recriminação pelo fato de estar identificado com Paulo. Onesíforo contrasta com aqueles que estavam se afastando dele.
Roma era uma cidade grande com muitas prisões. Andar por essa cidade enorme à procura de Paulo exigia energia e convicção da parte de Onesíforo. Paulo apreciou muito essa energia que persistiu até que ele o encontrasse. Não é dito que esse homem tenha feito alguma obra grande no evangelho. Levando em conta apenas o registro divino, não nos é dito que alguém tenha sido salvo por meio dele, mas esse ato de bondade para com Paulo permanece registrado eternamente na Palavra de Deus. Isso mostra que Deus valoriza coisas pequenas que são aparentemente insignificantes aos nossos olhos.
Paulo deseja que o Senhor recompense Onesíforo por sua fidelidade e tenha misericórdia dele. Podemos ser gratos pelo fato de o Senhor não esquecer o menor gesto de fidelidade nesses últimos dias. Tudo aquilo que fazemos pelo Seu nome está sendo acumulado para “aquele dia” de recompensa e manifestação públicas no mundo vindouro (o Milênio).
Em relação a Paulo e sua doutrina, tudo no testemunho Cristão está se movendo em uma ou outra dessas duas direções. Ou estamos nos afastando dele (v. 15) ou estamos buscando-o diligentemente (v. 17). O abandono da maioria fez com que o afeto de alguns, como Onesíforo, fosse ainda mais precioso para o apóstolo. Será necessário ter o mesmo tipo de convicção para manter e disseminar a doutrina de Paulo atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário