domingo, 30 de dezembro de 2018

Uma Descrição da Profissão Cristã nos Últimos Dias (Vs. 1-9)


Uma Descrição da Profissão Cristã nos Últimos Dias (Vs. 1-9)

V. 1 – Paulo diz, “sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos [difíceis – JND]. Costuma-se pensar que “os últimos dias” são os séculos XX e XXI. No entanto, esses dias podem ter começado mais cedo do que essa época atual em que vivemos. De acordo com os estudiosos, na língua original, “sobrevirão” tem uma forma diferente daquela que é comumente utilizada, o que indica que “os últimos dias” estavam prestes a começar naquela época, ou pouco depois daquela época. Portanto, Paulo estava indicando a Timóteo que “os últimos dias” estava prestes a começar naquele tempo, e que continuou até os nossos dias. Se isso for verdade, Paulo estava usando esse termo para definir um caráter de coisas ao invés de um período de tempo específico na história da Igreja.
Isso significa que a ruína chegou rapidamente ao testemunho Cristão. Pouco tempo depois da época dos apóstolos a luz celestial da verdade Cristã foi resistida, atacada, e extinguida pelo inimigo. Uma olhada rápida na história da Igreja confirma isso. Deve-se notar também que Paulo não dá qualquer indicação aqui – ou em qualquer outra parte das epístolas – de que haveria uma restauração do testemunho público da Igreja. Timóteo só poderia esperar encontrar um aumento do mal e uma completa levedação da massa Cristã.
Paulo alerta-o de que os últimos dias seriam “tempos trabalhosos”. Ao dizer isso, ele não estava se referindo às coisas temporais – de que seria difícil obter um emprego e prover sustento para própria família etc. Paulo estava falando em um sentido espiritual. Ele quis dizer que seria um tempo muito perigoso para se viver espiritualmente.
Haveria muita corrupção e sedução entre aqueles que professam o nome de Cristo. Isso poderia fazer tropeçar até mesmo a pessoa mais astuta que não estivesse se apoiando no Senhor e recorrendo a essas preservações que Paulo estava prestes a dar a Timóteo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O apóstolo prossegue para dar uma descrição quíntupla da confusão horrível em que o testemunho Cristão acabaria se degenerando, e assim, desonrando o Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário