segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

CONSIDERAÇÕES FINAIS


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vs. 19-22 – As saudações finais do apóstolo incluíam uma saudação a “Priscila e Áquila”. Esse casal permaneceu fiel e serviu de auxílio na obra do Senhor (At 18:2-3, 24-28; Rm 16:3-5). Ele também saudou a “casa de Onesíforo”. Não se sabe se Onesíforo estava vivo neste momento ou não. Se ele não estivesse vivo, é especialmente animador ver sua casa seguindo adiante fielmente (2 Tm 1:16-18).
Ele relata a Timóteo que “Erasto ficou em Corinto”. A julgar pelas epístolas do apóstolo aos coríntios, havia muito trabalho a ser feito em Corinto. Ele também relata que ele havia deixado “Trófimo” doente em Mileto (v. 20). Os poderes miraculosos de cura do apóstolo não foram usados nesse homem. Trófimo tinha sido útil na obra (At 20:4, 21:29), e poderíamos pensar que, devido ao fato de que havia uma grande escassez de servos, ele deveria tê-lo curado. Mas os milagres, em geral, eram sinais para os descrentes, não uma maneira de proporcionar bem-estar pessoal para a família da fé. Isso mostra que não é sempre o caminho de Deus curar crentes doentes. Ele queria que Trófimo aprendesse algo por meio de sua enfermidade, e Paulo não interferiria nos tratamentos do Senhor com ele curando-o.
Pela segunda vez Paulo insiste com Timóteo para ir até ele, provavelmente, sentindo que seu martírio era iminente (v. 21). Ele ansiava por uma última visita de Timóteo. Paulo envia saudações a outros quatro crentes – “Êubulo”, “Pudente”, “Lino” e “Cláudia”. A julgar pelos seus nomes latinos, esses eram Cristãos romanos que amavam a irmandade e queriam ser lembrados por Timóteo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário