segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

3) Há Recompensas Guardadas para o Serviço Fiel.


3) Há Recompensas Guardadas para o Serviço Fiel.

Vs. 6-8 – Paulo deu a Timóteo outro incentivo para ele estar engajado no serviço ao Senhor – havia uma recompensa a espera de todos os que trabalhavam fielmente em vista da Aparição de Cristo. Havia julgamento vindo para o ímpio, mas havia recompensas vindas para aqueles que eram fiéis.
Paulo se refere à sua própria vida e ministério e à recompensa que o estava aguardando. Ele disse, Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia”. Ele não estava se gloriando; ele menciona isso como um incentivo para Timóteo. Ele estava como que dizendo, “em breve eu estarei com o Senhor e receberei minha recompensa, e haverá uma para você também, se você continuar no serviço fiel”.
A vida de serviço de Paulo foi um contraste marcante à de muitos outros que foram vencidos pela decadência do tempo.
  • Alguns sofreram “naufrágio” quanto à fé (1 Tm 1:19-20).
  • Alguns se “apostataram” da fé (1 Tm 4:1).
  • Alguns “negaram” a fé (1 Tm 5:8).
  • Alguns se “desviaram” da fé (1 Tm 6:10).
  • Alguns “perderam” a fé (1 Tm 6:21 – JND).
  • Alguns “perverteram [derrubaram – JND]a fé de outros (2 Tm 2:18).
  • Alguns foram “réprobos [sem valor – JND]quanto à fé (2 Tm 3:8).


Diante de todo esse abandono, o apóstolo disse, “guardei a fé”. Que contraste! Isso não era vanglória, mas um incentivo para Timóteo prosseguir no serviço fiel. Ele menciona isso para mostrar que em um dia de ruína é possível andar em toda a verdade de Deus. Alguns dizem que não é mais possível praticar toda a verdade que uma vez foi dada aos santos (Jd 3). Mas Paulo não abriu mão de nenhuma parte dela. Ele guardou a fé, ainda que houvesse um conflito feroz por causa disso. Portanto, não temos desculpas para abrir mão de qualquer parte dela.
Paulo se refere à sua recompensa como “a coroa da justiça”. Essa particular recompensa é dada àqueles que prosseguem em justiça em meio a toda injustiça na profissão Cristã. Era uma realidade para todos os que servissem ao Senhor fielmente. Ele disse, “e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua Aparição” (v. 8 – JND). Essas recompensas pela fidelidade serão recebidas no tribunal de Cristo (após o Arrebatamento), mas elas não serão vistas pelo mundo até a Aparição de Cristo, que ocorrerá após a grande tribulação. Quando Cristo vier conosco do céu (em Sua Aparição) para estabelecer Seu reinado na Terra, as recompensas dos fiéis serão manifestadas a todos.
Todo Cristão verdadeiro deve “amar Sua Aparição”. Amar Sua Aparição significa que amamos aqu’Ele que irá aparecer. Além disso, vivemos em um tempo em que o nome de Cristo está sendo maculado. Ele é desonrado por todos os lados. E isso aflige os santos cujas afeições estão corretas. Mas quando o Senhor aparecer, tudo será endireitado – e então Ele terá o Seu lugar de direito. Amamos a Sua Aparição por esse motivo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário