domingo, 30 de dezembro de 2018

1) Mundanismo


1) Mundanismo

Vs. 2-4 – A primeira coisa que seria notada é o mundanismo. Cerca de dezoito males são mencionados para dar a Timóteo uma imagem vívida da depravação moral na qual o testemunho Cristão mergulharia. O apóstolo não está descrevendo a condição do mundo – pois no verso 5 ele diz que esses tinham uma “aparência de piedade” e o mundo não tem qualquer aparência de piedade – mas o testemunho Cristão sim.
Essa lista de pecados pode ser comparada com a que ele dá na parte final de Romanos 1 em relação aos ímpios pagãos. A comparação mostra que as condições morais que existem entre os pagãos na sua condição não civilizada caracterizam em grande parte a Cristandade professa dos últimos dias!
Será notado que o primeiro e extraordinário mal nessa lista horrível é o egoísmo incontrolável dos homens. O amor a si mesmo e a satisfação do ego dá origem a cada um dos outros males na lista. É isso que leva os homens a serem desobedientes, ingratos, ímpios etc. Isso significa que nos últimos dias, os assim chamados Cristãos, não andarão, em geral, em julgamento próprio, mas irão permitir que a carne reine livremente sobre suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário