sábado, 29 de dezembro de 2018

Trabalhar Prioritariamente com Aqueles que Querem a Verdade


Trabalhar Prioritariamente com Aqueles que Querem a Verdade

V. 2 – “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. Ao servir ao Senhor Timóteo devia usar seu tempo com sabedoria. Ele devia trabalhar onde o Senhor estava trabalhando. Se o Senhor tivesse despertado determinados indivíduos ao trabalhar no coração deles para criar um interesse pela verdade, ele devia trabalhar com eles. Ele devia “confiar” aos tais a verdade que Paulo havia ensinado a ele. Não que tivesse que negligenciar os irresponsáveis; no capítulo 4, Paulo diz a ele para “repreendê-los “e “reprová-los”, mas a maior parte de seus esforços deveria ser com aqueles que queriam a verdade.
Como naquela época havia poucos que estavam mantendo a doutrina de Paulo, era realmente necessário ter no campo de serviço obreiros que entregassem a verdade fielmente a outros. Timóteo, portanto, devia se desdobrar a fim de que houvesse mais pessoas disseminando a verdade. Ele devia procurar por “homens fiéis” e confiar a verdade a eles. Ele devia equipar com a doutrina de Paulo aqueles que tinham um interesse genuíno pela verdade, a fim de que pudessem passá-la adiante para a bênção de outros. Esse era um trabalho muito necessário naquele tempo, e atualmente é ainda mais.
Nesse verso temos a maneira designada por Deus para a transmissão da verdade. Há quatro gerações aqui: Paulo a deu a Timóteo, e Timóteo deveria dá-la a homens fiéis, e eles, por sua vez, deviam ensinar também a outros. Não há nada nessa passagem, ou em qualquer outra parte do Novo Testamento, que nos dê o aval para abrirmos uma escola bíblica ou um seminário com a finalidade de ensinar a verdade e passá-la adiante. Essas coisas devem ser transmitidas nas reuniões de assembleia e em quaisquer outras situações que apareçam.
Nota: não eram necessariamente homens dotados, ou homens intelectuais, ou homens carismáticos a quem Timóteo devia procurar; mas sim homens fiéis. Esses iriam dar valor à verdade e andar nela.
Além disso, os homens fiéis que iriam “ensinar” a outros não eram necessariamente os que possuíam o dom espiritual de ensino, mas, assim como os supervisores, eram aqueles que eram “aptos para ensinar” (1 Tm 3:2). Eles podiam não ser capazes de se colocar em pé e dar uma explicação clara sobre algum aspecto da verdade, mas eles iriam defender e transmitir fielmente a verdade que Paulo ensinou.
Observe também: ao confiar a “outros” a verdade que Paulo havia dado a ele, Timóteo devia ter o cuidado de transmiti-la da “mesma” maneira em que ele a havia recebido. Ele não devia alterá-la de nenhuma maneira, mas transmiti-la com a mesma pureza com a qual ele a recebeu. Isso é importante, porque se a alteramos – o mínimo que seja – e os outros a quem nós a transmitirmos fizerem o mesmo, após ter passado de mão em mão, ela estará deturpada, e com o passar do tempo, pode ser perdida totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário