sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

AS QUALIDADES MORAIS E ESPIRITUAIS NECESSÁRIAS NO HOMEM DE DEUS EM UM TEMPO DE RUÍNA Capítulo 1


AS QUALIDADES MORAIS E ESPIRITUAIS NECESSÁRIAS NO HOMEM DE DEUS EM UM TEMPO DE RUÍNA
Capítulo 1

Nas saudações e encorajamentos de Paulo a Timóteo, ele descreve cuidadosamente as qualidades morais e espirituais que são necessárias no servo do Senhor em um tempo de ruína pública no testemunho Cristão. Isso nos apresenta uma imagem vívida daquilo que cada servo deveria ser em tempos difíceis tais como esses dias finais da história da Igreja.
Os versos 1-2 contêm o discurso e a saudação do apóstolo. Após estabelecer seu apostolado ele fala da “promessa da vida que está em Cristo Jesus”. Isso, cremos, foi mencionado para encorajar a Timóteo. Diante de todo o declínio e abandono, Timóteo podia se encorajar de que haveria coisas que não podiam ser afetadas pelo fracasso do homem. Isso era algo em que ele podia descansar confiantemente sua alma. Enquanto que tudo o que diz respeito ao testemunho da Igreja foi corrompido pela ruína e fracasso, nenhuma dessas coisas pode ser afetada pela infidelidade do homem pois tudo o que temos “em Cristo Jesus” conserva-se para a eternidade.
A promessa de vida é a primeira de uma série de coisas mencionadas por Paulo na epístola que sobreviverão a todas as falhas e deserções de crentes. São elas:
  • “Vida” em Cristo Jesus (cap. 1:1).
  • Uma “santa vocação” em Cristo Jesus (cap. 1:9).
  • “Sãs palavras” (a verdade) em Cristo Jesus (cap. 1:13).
  • “Graça” em Cristo Jesus (cap. 2:1).
  • “Salvação” em Cristo Jesus (cap. 2:10).
  • “Viver piamente” em Cristo Jesus (cap. 3:12 – TB).
  • “Fé” em Cristo Jesus (cap. 3:15).


Paulo lembra Timóteo de que haveria uma renovada provisão de “graça, misericórdia, e paz” de Deus o Pai e do Senhor Jesus Cristo para o caminho no qual ele foi chamado a andar. Semelhantemente, também precisamos de “graça” para seguir em frente em um tempo de ruína e fracasso, e podemos contar com Deus para suprir isso (Tiago 4:6).
“misericórdia” para nós também, se falharmos no caminho. Tem sido notado frequentemente que quando o apóstolo se dirige às assembleias, ele diz que há “graça e paz” da parte de Deus para eles, mas ao se dirigir a indivíduos ele acrescenta uma terceira coisa – “misericórdia”. Como indivíduos, há misericórdia disponível para restauração, para Cristãos que falharam. Enquanto que no que diz respeito à assembleias, que são testemunhas corporativas responsáveis nesse mundo, se elas falham e não se arrependem corporativamente (como tem sido o caso no testemunho Cristão), não há misericórdia no sentido de restauração (Rm 11:13-27; Ap 3:15). Em vez disso, o castiçal é removido do lugar em que ele se ergueu localmente, como um julgamento governamental (Ap 2:5). Isso também é verdade em relação ao testemunho Cristão como um todo. Tendo fracassado em seu testemunho por todo o mundo, a Igreja não será restaurada à sua glória anterior como vista no livro de Atos. Isso é algo solene; não haverá restauração no testemunho Cristão – apenas julgamento. Indivíduos podem ser restaurados mediante misericórdia, mas o testemunho público da assembleia como casa de Deus e corpo de Cristo não será.
Deus também dá “paz”. Há algumas coisas muito frustrantes que o servo do Senhor irá encontrar em sua obra. O Senhor dá paz em tais circunstâncias para que não sejamos irritados ou prostrados por toda a confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário