sábado, 29 de dezembro de 2018

Procurar Boa Comunhão Cristã e Andar com Eles


Procurar Boa Comunhão Cristã e Andar com Eles

V. 22b – Passando às coisas que têm uma natureza mais positiva, Paulo apressa-se em dizer que ao se separar da contaminação na casa, Timóteo não devia buscar o isolamento. Não era essa a solução para a ruína. Deus proverá alguns com quem podemos andar e nos reunir para adoração e ministério – mesmo que sejam apenas alguns poucos nesses últimos dias. Paulo diz, “segue a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro”. Isso indica que, tendo se separado da contaminação na casa, o Senhor guiaria Timóteo à comunhão com aqueles com quem ele podia andar. Assim, Paulo mostrou que ainda há um caminho em que o fiel pode andar em um tempo de ruína. Essa é uma boa notícia para nós, visto que as condições no testemunho Cristão atualmente estão ainda piores.
Nota: associarmos “com aqueles” com quem devemos nos associar é mencionado depois de termos passado pelo exercício de nos purificar de tudo aquilo que é inconsistente com a Palavra de Deus na casa. Isso indica que Deus nos guiará quando tivermos dado o primeiro passo. É só então que o Senhor dá uma luz adicional naquele caminho da verdadeira comunhão Cristã. Essa é uma sequência encontrada em toda a Escritura. Devemos “cessar de fazer o mal” antes de podermos “aprender a fazer o bem” (Is 1:16-17; Rm 12:9, 13:12; Sl 34:14; 3 Jo 11).
Alguns Cristãos, frustrados, desistem de tudo quando veem a desesperadora ruína da Igreja e conformam-se em seguir adiante individualmente. Mas separação não deve levar ao isolamento. Devemos sempre nos lembrar da exortação, “não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Repare também que não é dito, “sigam eles”, pois isso seria apenas seguir a homens. É dito, “seguecom aqueles”, o que implicaria que eles mesmos estão seguindo, e que cabe a nós nos juntar a eles para juntos seguir ao Senhor e aos princípios de Sua Palavra. Se uma pessoa for realmente exercitada, o Senhor a guiará no caminho.
Ele proverá alguns com quem poderemos andar e praticar a verdade. Em um dia de ruína não será com todos os membros do corpo de Cristo, pois muitos não estão preocupados quanto à contaminação na casa. Mas haverá um remanescente do povo de Deus que desejará andar nesse caminho, e é com eles que devemos andar.
Após se separar da mistura de vasos, Timóteo devia “seguir a justiça” que é procurar fazer o que é certo em todos os relacionamentos na vida. Isso é importante, porque se ele se tornasse descuidado com suas relações pessoais (quer seja nos negócios ou na vida em geral), ele poderia facilmente dar uma falsa impressão da posição que havia tomado ao se separar da iniquidade na casa.
Então ele devia seguir a “fé” que é a energia interna da confiança da alma em Deus. Isso é fundamental nesses dias difíceis quando se pode ficar desanimado facilmente pelo fato de haver tão poucos que querem praticar a verdade em separação da confusão na casa.
Se sua fé desmoronasse e ele fosse tomado pelo desânimo, ele poderia ser tentado a abandonar o caminho que ele havia tomado.
Então ele também devia seguir o “amor”. Esse seria o amor “para com todos os santos” (Ef 1:15; Cl 1:4). Se ele tivesse que se separar de alguns de seus irmãos que não estavam preocupados com suas associações com a contaminação na casa, ele ainda devia amá-los. Há o perigo de nosso amor se estreitar, concentrando-se apenas naqueles com quem andamos em separação. Nosso amor pode esfriar até mesmo para com aqueles com quem andamos. Em um dia tão sombrio é fácil ficar frio e acabar se afastando da comunhão dos irmãos.
Portanto, é importante nos manter no amor de Deus (Jd 21), e no calor da comunhão com nossos irmãos.
Por último, Timóteo devia seguir a “paz” procurando manter-se o passo com aqueles com quem ele andava (1 Cr 12:33 – “ordenados”), para que pudesse haver uma feliz unidade entre todos aqueles que andam nesse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário