sábado, 29 de dezembro de 2018

Dois Exemplos


Dois Exemplos

Para ilustrar o ponto que vem apresentando, Paulo deu a Timóteo dois exemplos. O primeiro é o ministério do Senhor (v. 8), e o outro é o próprio serviço de Paulo (vs. 9-10). Em ambos os casos, parece que tiveram pouco ou nenhum resultado, se julgarmos apenas por aquilo que foi conseguido aqui nesse mundo.
V. 8 – Ele diz, “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, Descendente de Davi, segundo o meu evangelho” (ARA). O ministério do Senhor Jesus foi o exemplo máximo para Timóteo. Não é que ele tinha que se lembrar de certas coisas sobre o Senhor Jesus, mas lembrar d’Ele como Ele é agora “ressuscitado de entre os mortos”. É lá em ressurreição que Ele tem os resultados do Seu trabalho, ainda que em Sua vida muito poucos resultados aparentes haviam sido notados.
Na Terra, o ministério do Senhor parecia um fracasso. No que diz respeito às coisas na Terra, Ele disse, “debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças” (Is 49:4). Por ser da “descendência de Davi”, Ele tinha direito ao trono em Israel como seu Messias. Mas Seu povo O rejeitou. “Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam.” (Jo 1:11). Ele foi cortado pela morte e “não tinha nada” no que diz respeito a Sua messianidade (Dn 9:26 – TB). Apenas um punhado de seguidores estava com Ele, e no final eles O abandonaram e fugiram (Mt 26:56)! A despeito disso, quando Ele foi rejeitado, Ele não desanimou (Is 42:4), Ele entregou Seu serviço nas mãos de Seu Pai, dizendo, “sim, ó Pai, porque assim Te aprouve” (Mt 11:26).
A resposta de Deus ao serviço fiel do Senhor foi vista na ressurreição. É lá que vemos o fruto de Seu trabalho. A Igreja foi formada, e muitos milhares, até mesmo milhões, foram salvos e abençoados.
V. 9 – Paulo então se volta ao seu próprio ministério, que não era diferente, no que diz respeito aos resultados. Ele diz, “sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor”. Seu ministério foi rejeitado pela massa de Cristãos professos. Todos na Ásia (onde ele realizou a maior parte de seu trabalho) o abandonaram (2 Tm 1:15) Havia apenas alguns que andavam fielmente na verdade que Paulo havia sido comissionado para trazer à Igreja. Se ele procurasse por resultados apenas aqui neste mundo, ele poderia ter desistido. Em vez disso, ele procurou pelo fruto de seu trabalho na glória. Ele disse, “porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em Sua vinda?” (1 Ts 2:19) Essa era a mesma esperança que Timóteo precisava ter, ou ele não seria capaz de continuar servindo em um tempo tão difícil.
Paulo sofreu terrivelmente no caminho do serviço, mas ele encontrou consolação em três coisas:
a) A soberania de Deus (v. 9). Seus adversários o prenderam e o lançaram na prisão, mas ele foi consolado pelo fato de que eles não podiam prender a Palavra de Deus. “A Palavra de Deus não está presa”. A obra soberana do Espírito de Deus usando a Palavra de Deus ainda estava trazendo bênção aos homens (Is 55:10-11). O evangelho ainda estava sendo divulgado, e almas ainda estavam sendo salvas.
b) Seus sofrimentos não foram em vão (v. 10). Ele estava sofrendo muitas coisas, mas era por uma boa causa – “por amor dos eleitos”. Bênção viria disso. Ele veria os resultados de seu sofrimento por causa dos eleitos na “glória eterna” vindoura quando todos eles se reuniriam juntos ao redor do trono.
c) Haveria uma compensação (vs. 11-13). Se ele tivesse servido fielmente, ele poderia estar certo de que haveria uma recompensa adequada e justa. Ele fala do funcionamento inabalável do governo de Deus. Isso funciona nos dois sentidos. Todos “morremos juntamente com Ele”, e todos “vivemos juntamente com Ele”. No entanto, nos procedimentos de Deus no governo, se “sofrermos” por causa do evangelho, teremos um lugar especial de honra quando “reinarmos” com Ele. Mas se “O negarmos” Ele irá “nos negar” uma recompensa naquele dia. Saber disso deu ânimo a Paulo para continuar no serviço ao Senhor.
Nota: tudo isso seria resolvido no dia vindouro, não aqui neste mundo. Timóteo, portanto, não devia medir seu sucesso no serviço pelos resultados alcançados aqui – e também não devemos fazer isso. Temos que trabalhar diligentemente e deixar os resultados com o Senhor naquele dia vindouro de glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário