domingo, 30 de dezembro de 2018

3) O Fiel Apoio do Senhor em Tempos de Perseguição


3) O Fiel Apoio do Senhor em Tempos de Perseguição

Vs. 11-14 – Uma terceira coisa que acompanharia quem sustentasse a verdade em um dia de ruína é o apoio do Senhor em tempos de rejeição e perseguição. Como exemplo, Paulo falou de perseguições específicas que ele enfrentou em três lugares durante sua primeira viagem missionária (At 13-14). Ele falou de “perseguições” e “aflições” que aconteceram “em Antioquia, em Icônio” e “em Listra”. A perseguição nessas três ocasiões foi causada por judeus incitando gentios a rejeitarem a Paulo. Embora atualmente seja improvável que a perseguição venha diretamente dos judeus, a Escritura adverte que ataques virão daqueles que assumem o terreno judaico na profissão Cristã. No livro de Apocalipse eles são mencionados como aqueles que “se dizem judeus e não o são” (Ap 3:8-9). Eles são aqueles que tentam se aproximar de Deus por meio de formas e cerimônias Cristianizadas, como no judaísmo do Velho Testamento. Essa ordem de coisas é encontrada no denominacionalismo moderno. Aqueles que adoram a Deus nesse terreno podem ser a fonte de perseguição contra aqueles que desejam andar em tudo aquilo que Paulo deu à Igreja.
Timóteo poderia esperar que a perseguição viesse desse lado. Não haveria como escapar disso se ele defendesse a verdade. Caso ele se desesperasse diante dessa perspectiva, Paulo acrescentou, “o Senhor de todas me livrou”. Timóteo podia contar com o fiel apoio do Senhor para ajudá-lo. Que recurso maravilhoso! Se vivermos uma vida em conformidade com a verdade, podemos esperar ter o apoio do Senhor de uma maneira muito real. Outros podem nos abandonar, mas o Senhor não fará isso (Hb 13:5). Não dizemos que haverá libertação em todos os casos. Milhares de Cristãos fiéis morreram na estaca por sua fé simples nas Escrituras, mas Timóteo podia contar com a ajuda do Senhor em meio à perseguição de uma maneira notável.
Não há como fugir da perseguição se alguém vive piedosamente. Paulo disse, “e também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (v. 12). Defender a verdade por meio de uma vida piedosa trará sofrimento. Mas isso também seria uma forma de Timóteo testar e detectar os falsos mestres e suas doutrinas. Será que eles estão sofrendo reprovação pelo que ensinam? Ou estão sendo recebidos pelas massas? Esse era um sinal indicador para se saber a verdade. Em 2 Coríntios 11:21-33, Paulo falou de um sinal distinto que o diferenciava daqueles que se apresentavam como obreiros Cristãos – mas que eram “falsos apóstolos” e “obreiros fraudulentos” – que é o de ter sofrido pela verdade que ensinava. De um modo geral, em um tempo de ruína e falha, aqueles que ensinam o erro ou deturpam a verdade não sofrem perseguição. Ao contrário, costumam ser bem aceitos.
Paulo avisou a Timóteo que as coisas no testemunho Cristão só iriam piorar. Ele disse, “mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados” (v. 13). Já que era verdade, Timóteo precisava estar preparado para o ataque de “impostores malabaristas – JNDque iriam enganar as massas. A melhor maneira dele ser preservado de seus enganos era atendendo à exortação de Paulo, “tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado [completamente persuadido – JND], sabendo de quem o tens aprendido” (v. 14). Semelhantemente, o servo de Boaz aconselhou Rute, dizendo, “não vás colher a outro campo” (Rt 2:8). Ela devia continuar a colher no campo onde Boaz estava. Lá haveria proteção e bastante comida para ela. Vaguear para outro campo para colher poderia ter sido desastroso; alguém poderia ter se aproveitado dela.
Não bastava a Timóteo conhecer a doutrina de Paulo (v. 10); ele precisava continuar nela, e também estar “completamente persuadido” de seu conteúdo (v. 14 – JND). Isso significa que ele precisava estar convencido pessoalmente da verdade em sua própria alma. Isso era importante; se outros tivessem que desistir da verdade e abandonar a fé (que era o desvio da época – cap. 1:15), ele não seria influenciado por seus enganos, porque ele realmente comprou a verdade e se apropriou dela (Pv 23:23).
Paulo acrescentou, “sabendo de quem o tens aprendido”. Esse é outro princípio importante para um dia em que muitas vozes estão proclamando possuir a verdade. É simplesmente isso: conheça a fonte do ministério que você ouve e lê. Isso significa que devemos ser cuidadosos com o tipo de livros de literatura Cristã que lemos, com o ensino Cristão que ouvimos nas rádios, com os vídeos Cristãos que assistimos, e com os sites Cristãos que visitamos, porque poderíamos assimilar involuntariamente erro e ser levados a nos desviar (2 Pe 3:17). Em um dia de ruína e falha no testemunho Cristão, quando falsos mestres se proliferam, precisamos agir com cautela.
Portanto, devemos nos certificar que a fonte de tal ministério é conhecida por ser doutrinariamente sã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário