sábado, 29 de dezembro de 2018

Servir de Acordo com Princípios Escriturais


Servir de Acordo com Princípios Escriturais

V. 5 – “E, se alguém também milita [disputa nos jogos – JND], não é coroado se não militar [disputar – JND] legitimamente”. Paulo usa uma ilustração dos Jogos Olímpicos daquela época para dar a Timóteo um outro princípio importante. O atleta que fica em primeiro lugar não recebe uma coroa a menos que tenha competido de acordo com as regras. Se os competidores começam a correr uma corrida ao redor de uma pista oval e algum deles atravessa no meio do circuito e cruza a linha de chegada antes dos outros, ele não ganhará uma medalha pela vitória pois ele trapaceou. Ele não correu de acordo com as regras. Semelhantemente, o servo na vinha do Senhor deve servir de acordo com os princípios contidos na Palavra de Deus. Ele não deve usar métodos carnais e artifícios humanos (2 Co 10:4), nem comprometer sua santidade pessoal para cumprir a obra do Senhor (2 Co 7:2).
Se ele não servir de acordo com os princípios de serviço estabelecidos por Deus, ele não pode esperar receber uma coroa (uma recompensa) no tribunal de Cristo.
A grande ênfase no serviço Cristão hoje está na obtenção de resultados. O ministério de uma pessoa é avaliado principalmente pelos resultados que ela consegue nesse mundo. Se ela pode mostrar alguns resultados visíveis seu ministério é tido como sendo bem-sucedido. Essa é uma ideia equivocada. Isso estimula o servo a comprometer princípios para obter resultados imediatos. Paulo lembra Timóteo que ele não devia ser condescendente com isso se quisesse a aprovação do Senhor. Ele não devia empregar táticas carnais e mundanas para obter resultados em seu ministério. Também não devemos fazer isso, ou não seremos recompensados no dia vindouro. Devemos servir de acordo com a Palavra de Deus para conseguirmos a aprovação de Deus.
Muitos obreiros Cristãos atualmente ministram em ignorância a respeito dos princípios de Deus e não têm nenhum remorso em empregar meios carnais para atrair sua audiência. Alguns recorrem a bandas de rock e atletas famosos para atrair pessoas para seus eventos evangelísticos. Podemos atrair um grande número de pessoas com iniciativas assim, mas isso, na verdade, não passa de usar a carne para atrair a carne. Não é um princípio escritural. O Senhor disse, “a carne para nada aproveita” (Jo 6:63). Isso é verdade em cada aspecto da vida, seja na vida Cristã prática ou no serviço Cristão. Na cruz, Deus “condenou o pecado na carne”, e não procura nada de bom nela (Rm 8:3). Usar a carne no ministério Cristão é acreditar que ainda há algo de bom nela. Paulo disse, “porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum” (Rm 7:18). Infelizmente, muitos Cristãos não aprenderam isso.
Entretenimentos carnais atrairão as pessoas – elas podem ser estimuladas a fazer uma confissão de fé, mas isso pode não ser uma obra genuína de Deus em sua alma.
Um servo pode ensinar coisas erradas para atrair seguidores. Ele pode dizer à sua audiência que se eles vierem e doarem seu dinheiro para sua causa Deus os fará ricos e saudáveis. Eles podem aplicar determinadas passagens do Velho Testamento de maneira errada para dar apoio às suas ideias. Isso incita a natureza cobiçosa do filho de Deus. Muitos têm doado generosamente para causas assim, apenas para mais tarde ficarem decepcionados quando as coisas prometidas não acontecem.
Estamos conscientes de que devemos deixar cada servo trabalhar diante do Senhor da maneira que ele sente que o Senhor o tem guiado. Não desejamos “subverter o homem no seu pleito” (Lm 3:36). Ele não deve satisfação a nós quanto ao seu serviço, mas ao Senhor. A Escritura diz, “para seu próprio senhor ele está em pé ou cai” (Rm 14:4). No entanto, tudo aquilo que fazemos no serviço será revisado para ser recompensado no dia vindouro – tanto nossas obras (1 Co 3:12-15) quanto nossas intenções por trás dessas obras (1 Co 4:1-5). Portanto, sejamos cuidadosos em servir de acordo com os princípios escriturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário