sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Um Entendimento dos Tempos


Um Entendimento dos Tempos

V. 15 – Paulo volta a falar do caráter do dia em que Timóteo havia sido chamado para servir. Ele precisaria ser “entendido na ciência dos tempos” se seu serviço para o Senhor tivesse de ser eficiente (1 Cr 12:32 – TB). Paulo o lembra em termos inequívocos do abandono que estava em andamento no testemunho Cristão. Ele diz “bem sabes isto: que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes”. Ásia era a região onde acontecia a maior parte do labor de Paulo. Na realidade, à assembleia em Éfeso, que era a capital da Ásia, havia sido dada a verdade mais elevada. O apóstolo tinha revelado a eles os detalhes do grande Mistério de Cristo e a Igreja. Porém, agora eles estavam se afastando ele! Isso deve ter sido algo doloroso para Paulo.
O problema é que os santos estavam ficando com vergonha dele e da verdade que ele ensinava. Eles não estavam preparados para sofrer a reprovação que vem em decorrência de se identificar com o servo rejeitado do Senhor. Se afastar de Paulo não significa que eles tinham renunciado a Cristo e se tornado apóstatas. Eles ainda confessavam ser Cristãos, mas procuravam se distanciar dos extremos aos quais eles pensavam que Paulo tinha ido em seus ensinamentos. Talvez eles justificassem suas ações ao crerem que seu entendimento sobre o que era o Cristianismo fosse mais equilibrado.
“Figelo e Hermógenes” são mencionados em particular porque provavelmente eles eram os líderes desse movimento na Ásia. Paulo havia alertado os anciãos de Éfeso sobre isso, dizendo “e que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas [pervertidas – JND], para atraírem os discípulos após si” (At 20:30). Timóteo precisava saber exatamente quem eram os agitadores e promotores desse movimento, então Paulo diz a ele quem eles eram ao mencionar seus nomes. Se os nomes na Escritura denotam o caráter da pessoa, “Figelo” significa “um pequeno fugitivo” e talvez indique que ele estava tentando fugir da marca impopular de ser identificado com Paulo. “Hermógenes” significa “nascido com sorte” e talvez indique que ele não tinha qualquer senso verdadeiro de direção divina em sua alma.
Semelhantemente, precisamos ter um entendimento dos tempos. Precisamos conhecer a “conjuntura” atual do panorama Cristão – saber quais aspectos da verdade estão sendo minados e atacados, e nos prepararmos adequadamente. Precisamos saber onde estamos na história da Igreja; não estamos na época de Pentecostes quando a verdade era bem recebida pelos Cristãos. Estamos nos últimos dias da história da Igreja quando ela “se apartou” grandemente de Paulo. É verdade que a maior parte dos grupos Cristãos estuda suas epístolas regularmente nos serviços de suas igrejas e estudos bíblicos. Mas muito daquilo que Paulo ensina sobre doutrina e prática da Igreja é ignorado e não é praticado. Coisas relacionadas ao amor e ao casamento, à moralidade Cristã etc. são aceitas alegremente, mas coisas que tratam das questões relacionadas à separação são frequentemente desconsideradas.
A maior parte dos Cristãos interpreta os escritos de Paulo por meio de seu viés clerical e denominacional, imaginando de que ele endossou os princípios clericais da ordem da igreja que predominam atualmente. Sendo influenciados por suas afiliações eclesiásticas, eles inadvertidamente acabam perdendo muito daquilo que ele ensinou – ainda que leiam suas epístolas regularmente! Parte do que ele escreveu é inteiramente rejeitado – como coberturas para a cabeça (1 Co 11), a proibição das irmãs ministrarem a Palavra na assembleia (1 Co 14:34-35), a distinção entre Israel e a Igreja e seus respectivos chamados e destinos (Rm 9-11), o Arrebatamento da Igreja a qualquer momento (1 Ts 4:15-18) etc. Atualmente, no Cristianismo moderno, ensinar e praticar essas coisas é considerado extremismo, mas na realidade isso não passa de um afastamento da doutrina de Paulo.
A triste consequência disso é que muito daquilo que Paulo ensinou foi perdido e é atualmente algo desconhecido no Cristianismo tradicional. Diversos pontos doutrinais em suas epístolas referentes à soteriologia (verdade da salvação), à eclesiologia (doutrina e prática Cristã), e à escatologia (eventos futuros) – são tantos que não dá para listar aqui – são em grande parte desconhecidos pelos Cristãos. Lamento dizer, a Igreja em sua maioria se desviou daquilo que Paulo realmente ensinou sobre muitos desses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário