Um Entendimento
dos Tempos
V. 15 – Paulo volta a falar do caráter do dia em
que Timóteo havia sido chamado para servir. Ele precisaria ser “entendido na ciência dos tempos” se
seu serviço para o Senhor tivesse de ser eficiente (1 Cr 12:32 – TB). Paulo o
lembra em termos inequívocos do abandono que estava em andamento no testemunho Cristão.
Ele diz “bem sabes isto: que os que
estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e
Hermógenes”. Ásia era a região onde acontecia a maior parte do labor de
Paulo. Na realidade, à assembleia em Éfeso, que era a capital da Ásia, havia
sido dada a verdade mais elevada. O apóstolo tinha revelado a eles os detalhes
do grande Mistério de Cristo e a Igreja. Porém, agora eles estavam se afastando
ele! Isso deve ter sido algo doloroso para Paulo.
O problema é que os santos estavam ficando com vergonha dele e da verdade que ele ensinava. Eles não estavam preparados para sofrer a reprovação que vem em decorrência de se identificar com o servo rejeitado do Senhor. Se afastar de Paulo não significa que eles tinham renunciado a Cristo e se tornado apóstatas. Eles ainda confessavam ser Cristãos, mas procuravam se distanciar dos extremos aos quais eles pensavam que Paulo tinha ido em seus ensinamentos. Talvez eles justificassem suas ações ao crerem que seu entendimento sobre o que era o Cristianismo fosse mais equilibrado.
“Figelo e
Hermógenes” são mencionados em
particular porque provavelmente eles eram os líderes desse movimento na Ásia.
Paulo havia alertado os anciãos de Éfeso sobre isso, dizendo “e que, dentre vós mesmos, se levantarão
homens que falarão coisas perversas [pervertidas
– JND], para atraírem os discípulos após
si” (At 20:30). Timóteo precisava saber exatamente quem eram os agitadores
e promotores desse movimento, então Paulo diz a ele quem eles eram ao mencionar
seus nomes. Se os nomes na Escritura denotam o caráter da pessoa, “Figelo” significa “um pequeno fugitivo” e talvez indique que ele estava tentando fugir
da marca impopular de ser identificado com Paulo. “Hermógenes” significa “nascido
com sorte” e talvez indique que ele não tinha qualquer senso verdadeiro de
direção divina em sua alma.
Semelhantemente, precisamos ter um entendimento dos tempos. Precisamos
conhecer a “conjuntura”
atual do panorama Cristão – saber quais aspectos da verdade estão sendo
minados e atacados, e nos prepararmos adequadamente. Precisamos saber onde
estamos na história da Igreja; não estamos na época de Pentecostes quando a
verdade era bem recebida pelos Cristãos. Estamos
nos últimos dias da história da Igreja quando ela “se apartou” grandemente de Paulo. É verdade que a maior parte dos
grupos Cristãos estuda suas epístolas regularmente nos serviços de suas igrejas
e estudos bíblicos. Mas muito daquilo que Paulo ensina sobre doutrina e prática
da Igreja é ignorado e não é praticado. Coisas relacionadas ao amor e ao
casamento, à moralidade Cristã etc. são aceitas alegremente, mas coisas que
tratam das questões relacionadas à separação são frequentemente
desconsideradas.
A maior parte dos Cristãos interpreta os escritos
de Paulo por meio de seu viés clerical e denominacional, imaginando de que ele
endossou os princípios clericais da ordem da igreja que predominam atualmente.
Sendo influenciados por suas afiliações eclesiásticas, eles inadvertidamente acabam
perdendo muito daquilo que ele ensinou – ainda que leiam suas epístolas regularmente! Parte do
que ele escreveu é inteiramente rejeitado – como coberturas para a cabeça (1 Co 11), a proibição das irmãs ministrarem
a Palavra na assembleia (1 Co 14:34-35),
a distinção entre Israel e a Igreja e seus respectivos chamados e destinos (Rm
9-11), o Arrebatamento da Igreja a qualquer momento (1 Ts 4:15-18) etc.
Atualmente, no Cristianismo moderno, ensinar e praticar essas coisas é
considerado extremismo, mas na realidade isso não passa de um afastamento da
doutrina de Paulo.
A triste consequência disso é que muito daquilo que Paulo ensinou foi
perdido e é atualmente algo desconhecido no Cristianismo tradicional. Diversos pontos
doutrinais em suas epístolas referentes à soteriologia (verdade da salvação), à
eclesiologia (doutrina e prática Cristã), e à escatologia (eventos futuros) – são
tantos que não dá para listar aqui – são em grande parte desconhecidos pelos Cristãos.
Lamento dizer, a Igreja em sua maioria se desviou daquilo que Paulo realmente
ensinou sobre muitos desses assuntos.
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