sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Energia Espiritual para Usar Nossos Dons


Energia Espiritual para Usar Nossos Dons

V. 6 – Tendo expressado seu amor e confiança em Timóteo, Paulo em seguida dá a ele algumas exortações e encorajamentos diretos no tocante a servir ao Senhor. Ele diz, “te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti”. Na presença de infidelidade geral corre-se o risco de alguém pensar que é inútil usar seu dom. Timóteo pode ter tido esse tipo de pensamento e estava deixando de usar seu dom. Portanto, Paulo dá a ele essa palavra necessária.
Ao ligar esse verso com 1 Timóteo 1:18 e 4:14, aprendemos que inúmeras “profecias” haviam surgido entre os santos declarando que Timóteo seria levantado e usado pelo Senhor em Seu serviço.
Por meio de um ato formal do apóstolo, o Senhor concedeu-lhe um dom especial. O “presbitério [corpo de anciãos]” reconheceu o dom de Timóteo e expressou sua comunhão com isso e o encorajou a exercitá-lo. Aqui Paulo o exorta com essa finalidade, dizendo a ele que “despertes” o dom que ele possui e use-o para a bênção do povo de Deus. Talvez ele tivesse o dom de ensino e de exortação (1 Tm 4:13). Quão imensa é a necessidade desses dons na Igreja!
Todos os dons espirituais vêm de Cristo a Cabeça ascendida da Igreja pelo Espírito Santo quando somos salvos. No caso de Timóteo, Paulo foi o canal pelo qual o Espírito de Deus comunicou o dom. Dons espirituais não são dados dessa maneira atualmente, pelo simples fato de que não há apóstolos vivos. Não obstante, cada membro do corpo de Cristo recebeu um dom espiritual para ser usado no local onde Deus o colocou no corpo. Ele vem diretamente de Cristo no céu pelo Espírito de Deus e não por meio de qualquer intermediário humano na Terra. O caso de Timóteo foi uma exceção.
De 1 Timóteo 4:14 e desse verso em 2 Timóteo, vemos duas tendências negativas entre o povo do Senhor no tocante ao exercício dos dons. Primeiro, quando as coisas na assembleia estão em boa ordem, como visto na primeira epístola a Timóteo, a tendência é “negligenciar” (ARA) nossos dons. Talvez isso aconteça por vermos os outros exercitando seus dons de forma proveitosa, e pensamos que não somos necessários. E então, quando as coisas na assembleia estão fora de ordem, como visto em 2 Timóteo, e que há muita indiferença e mundanismo, a tendência é descartar qualquer ideia de usar nosso dom por pensarmos que ele não será aceito. No entanto, ambas as ideias estão erradas. Não devemos “negligenciar” nossos dons quando as circunstâncias na vida da assembleia estão indo relativamente em boa ordem, e precisamos “despertar” nossos dons quando as coisas na assembleia estão em um mau estado. Isso é necessário, pois muito poucos estão exercitados para ajudar os santos nas coisas de Deus. O uso dos dons espirituais é muito mais necessário conforme os dias vão sendo tomados pelas trevas. A necessidade nunca foi tão grande quanto agora.
Não cremos que Timóteo estava sozinho em sua tendência de deixar de usar seu dom. Atualmente, muitos estão ocupados com outras coisas e não estão preocupados em usar seus dons para ajudar o povo do Senhor. Muitas vezes, nas assembleias locais, o ministério da Palavra é deixado a cargo de um ou dois. Certamente não é a hora de escondermos nossos talentos na terra (Mt 25:18), ou debaixo de um alqueire[1], ou debaixo de nossa cama (Mc 4:21). Talvez a dificuldade de Timóteo fosse sua timidez natural; a nossa é provavelmente a falta de devoção. J. N. Darby disse que se houvesse mais devoção haveria a evidência mais dons entre nós. Com isso ele não quis dizer que um dom espiritual surge pela devoção de alguém, mas que o dom desse alguém, que está escondido nele, se tornaria manifesto a todos. Quanto mais exercitamos nossos dons, mais eles se desenvolverão, e mais efetivos seremos no serviço ao Senhor. Sob condições normais, a produtividade do servo deve aumentar à medida que ele amadurece nas coisas divinas. Quando começamos a servi-Lo podemos produzir “a trinta”, conforme prosseguimos e continuamos a usar nossos dons em dependência do Senhor, nossos dons se tornarão mais eficientes, e produziremos “a sessenta” ea cem” (Mc 4:20).
Usar nosso dom em um dia de ruína requererá energia espiritual. Paulo não estava mais com Timóteo para despertá-lo. Portanto, ele tinha que despertar a si mesmo. Semelhantemente, conforme os dias vão se enfraquecendo, não podemos esperar que alguém venha e nos desperte; poderemos ficar esperando por um longo tempo!
Energia carnal não é do que se precisa no serviço ao Senhor. Há muitos que são zelosos e têm muita energia, mas são bastante ignorantes quanto à verdade. A simples possessão de um dom para ministrar a Palavra de Deus não é suficiente para um serviço eficiente. É preciso haver exercício, e também um entendimento da verdade, que leva tempo para se adquirir. Também é preciso haver o chamado do Senhor, e quando Ele nos chama para uma obra, também é preciso depender d’Ele ao usarmos nossos dons. Timóteo estava bem preparado em todas essas coisas, e ele tinha um cuidado genuíno pelos santos (Fp 2:20-21). Ele também tinha um entendimento da verdade da doutrina de Paulo (2 Tm 3:10). Paulo estava lembrando-o de que ele realmente tinha sido chamado para a obra (1 Tm 4:14), e que ele deveria usar seu dom em dependência do Senhor.


[1] N. do T.: Alqueire (do árabe al kayl) designava originalmente uma das bolsas ou cestas de carga que se colocavam, atadas, sobre o dorso e pendente para ambos os lados dos animais usados para transporte de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário