domingo, 30 de dezembro de 2018


4) As Santas Escrituras

Vs. 15-17 – Uma preservação ainda maior contra os males da Cristandade é encontrada nas “sagradas letras”. Isso é de vital importância em um dia em que as falsas doutrinas se proliferam por todos os lados. Se Timóteo conhecesse e obedecesse às Escrituras, não seria levado por esses enganos sutis. Que preservação tremenda é essa!
Paulo lembrou Timóteo que ele tinha tido um início muito bom. “desde a tua meninice” tu “sabes as sagradas letras”. As Escrituras que Paulo estava se referindo aqui é o Velho Testamento, já que o Novo Testamento ainda não tinha sido escrito quando Timóteo era uma criança. Mesmo antes de Timóteo ter ouvido o evangelho e sido salvo, ele tinha um entendimento da natureza e dos modos de Deus pela instrução de sua mãe e avó (2 Tm 1:5). Essa instrução seriam as inúmeras lições morais e práticas que uma pessoa adquire ao ler as Escrituras. Essas coisas estabeleceram um alicerce de piedade na vida de Timóteo, e também conferiram a ele sabedoria que poderia salvá-lo dos perigos e enganos espirituais que ele encontraria no caminho do serviço.
O Velho Testamento está repleto de princípios pelos quais alguém adquire sabedoria para o caminho. Eles realmente podem nos fazer “sábios para a salvação” quando aplicados ao caminho Cristão. O aspecto da salvação que Paulo está falando aqui é o da salvação prática, visto que Timóteo já era salvo no que dizia respeito à eternidade. O que ele precisava era de libertação prática diária de todos os males pelos quais ele teve que enfrentar ao servir ao Senhor. Aplicar os princípios das Escrituras do Velho Testamento à sua vida seria sua preservação.
A sabedoria que Timóteo tinha aprendido das Escrituras do Velho Testamento não era a doutrina de Paulo. A verdade do Mistério, que é o ponto principal de sua doutrina, não é encontrada nas Escrituras do Velho Testamento. Era uma revelação especial de Deus a Paulo para a dispensação atual.
No verso 16 Paulo acrescenta, “toda [cada – JND] Escritura é inspirada por Deus” (ARA). Ao dizer isso, ele inclui as Escrituras do Novo Testamento. Partes do Novo Testamento já existiam naquela época. Em 1 Timóteo 5:18, Paulo cita o evangelho de Lucas (Lc 10:7). E Pedro fala das epístolas de Paulo como Escrituras (2 Pe 3:16). O Novo Testamento foi “divinamente inspirado” tanto quanto o Velho Testamento. Inspiração não significa, como creem alguns, que Deus deu algumas ideias a indivíduos e permitiu que eles as expressassem com suas próprias palavras. As próprias “palavras” da Escritura nas línguas originais foram inspiradas por Deus (1 Co 2:13). É por isso que os tradutores devem se esforçar para traduzir as próprias palavras da Escritura nas línguas originais para nossa língua. Uma tradução palavra por palavra é o que um estudante da Palavra de Deus precisa, não apenas uma equivalência de ideia por ideia, que é o que, infelizmente, muitas traduções modernas tendem a ser.
Não apenas as “sagradas letras” seriam uma preservação para Timóteo, elas também seriam uma ótima fonte para ele usar ao testar a realidade de tudo aquilo que ele encontrasse. A Palavra de Deus detecta e expõe tudo aquilo que é falso. A importante pergunta a ser feita é, “essa doutrina ou prática está consistente com a Escritura”? Outro teste é simplesmente saber se exalta a Cristo, pois a Escritura não faz nada além de exaltar a Cristo. Muitas das doutrinas desonrosas que surgiram na Cristandade exaltam o homem e rebaixam a Cristo e a Sua obra consumada.
Paulo disse, “Toda [cada – JND] Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (AIBB).

“Ensino [Doutrina – KJV]” expõe para nós a verdade sobre um assunto específico. Com isso somos instruídos sobre a mente e os caminhos de Deus. É triste dizer, mas muitos Cristãos atualmente não estão preocupados o suficiente com as instruções dadas a nós na Palavra. Há muitos que têm a ideia de que nosso modo de vida é mais importante do que nossa doutrina. Eles parecem pensar que não importa aquilo em que acreditamos desde que nos amemos uns aos outros e nos demos bem. Essa é uma maneira simplista de ver as coisas e revela ignorância. Se não estivermos alicerçados na “fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos” (AIBB), estaremos suscetíveis a sermos “levados em roda por todo vento de doutrina” (Jd 3; Ef 4:13-14). Deus Se importa com aquilo em que cremos porque isso irá formar nosso andar. Ele quer que sejamos inteligentes em Sua mente e caminhos. J. N. Darby disse que nenhum Cristão conhece seu lugar apropriado sem doutrina; e nenhum Cristão pode andar corretamente sem ela. Devemos ter um bom entendimento do “Mistério” (o chamado da Igreja, e sua natureza e unidade), para que possamos conhecer o que Deus está fazendo nesse mundo nesse tempo presente. É só então que poderemos estar em conformidade com o programa de Deus. Timóteo devia dar atenção à doutrina, e devemos fazer o mesmo.

“Repreensão [convicção – JND]” (ARA) é outra coisa proveitosa que as Escrituras produzem na alma. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para detectar males escondidos em nosso coração. Frequentemente somos cegos quanto a nossos próprios erros, mas as Escrituras têm uma maneira de expô-los (Hb 4:12).
Podemos ter falsos motivos dos quais não estamos conscientes, mas a Palavra de Deus irá expô-los. Davi disse, “Os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo” (Sl 19:9-13). Ele falou sobre a doçura da Palavra de Deus, mas depois acrescentou que ao lê-la, seu coração foi inspecionado na presença de Deus. Isso o levou a lançar-se ao Senhor para que ele pudesse ser salvo de “pecados de presunção” (TB).

“Corrigir” estabeleceria o caminho correto quer na doutrina quer na prática. Depois de nos ter convencido daquilo que não é correto em nossas vidas, a Palavra de Deus também nos instrui do caminho que é correto. Ela dá a direção positiva para a nova natureza que quer fazer a vontade de Deus. Esse é um especial aspecto da Palavra de Deus que refutaria o erro em questões doutrinárias ou práticas e o corrigiria. Conforme os erros se multiplicam no testemunho Cristão, a correção é importante. As epístolas aos Coríntios e aos Gálatas são particularmente corretivas em caráter e são muito proveitosas. Coríntios corrige  carnalidade e Gálatas corrige legalidade.

“Instruir em justiça” também é encontrado na Palavra. Isso se refere às porções práticas da Palavra de Deus. As Escrituras estão repletas de instruções sobre questões práticas para nossos lares e nosso andar pessoal com o Senhor. É o que nos ajuda a nos manter no caminho estreito da verdade.
  • “Ensino [Doutrina – KJV]” – nos diz o que é certo.
  • “Repreensão” – nos diz o que não é certo.
  • “Correção” – nos diz como acertar.
  • “Instrução” – nos mantém caminhando certo.
Além disso, as Escrituras Sagradas tornam o povo do Senhor capaz de ministrar a verdade de Deus. Usadas corretamente, elas tornam o homem de Deus “perfeito [completo – JND]” e “perfeitamente instruído [totalmente adaptado – JND] para toda boa obra”. Assim, ele está totalmente equipado para a obra de servir ao Senhor em qualquer posição que ele possa ser chamado. Qualquer que seja a necessidade no momento, o servo terá uma resposta pronta para a situação. Que recurso excelente em um tempo de ruína! Ela não apenas nos preserva do perigo e nos instrui naquilo que é certo, mas também é um instrumento poderoso para ajudar os santos a se motivarem “para toda boa obra”.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Essas preservações e recursos que Paulo mostrou a Timóteo são para todos os santos de Deus. Usados corretamente, eles serão os meios pelos quais seremos mantidos em dias sombrios e difíceis. Somos gratos a Deus por não nos ter deixado tateando somente com nossas próprias forças para encontrar o caminho em meio à confusão, mas Ele forneceu tudo aquilo que é necessário para o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário