sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

“O Homem de Deus”


“O Homem de Deus”

A expressão, “o homem de Deus” (1Sm 2:27, 9:10 etc.), ocorre na Escritura quando a massa do povo professo de Deus falha em sua responsabilidade coletiva. Significa um homem que se posiciona para com Deus e age por Ele quando aqueles que professam conhecer a Deus se provam ser infiéis. Esse termo sempre é usado na forma singular; a Escritura nunca fala de “homens de Deus”. Isso mostra que fidelidade é algo individual quando há uma decadência pública no testemunho do Senhor. A expressão “o homem de Deus”, não é usada nas Escrituras quando as condições são boas entre o povo de Deus, mas quando são ruins. As segundas epístolas no Novo Testamento são particularmente aplicáveis a tais épocas; elas antecipam o fracasso público do povo de Deus e enfatizam a necessidade de fidelidade individual. Portanto, é impressionante ver que Timóteo é chamado de um “homem de Deus” (1 Tm 6:22, 2 Tm 3:17).
Visto que Timóteo era um homem jovem (1 Tm 4:12), alguns chegaram a conclusão de que essa epístola foi escrita para pessoas jovens que estão lutando com questões da juventude – ou seja, as tentações do mundo, a carne, o diabo, etc. No entanto, ela claramente não foi escrita com essa finalidade. Sugerir que Timóteo estava lutando com o mundo etc. é diminuir o seu caráter exemplar e sua admirável devoção ao Senhor. Ele era um Cristão maduro e piedoso, embora relativamente jovem, que estava totalmente empenhado em fazer a vontade de Deus e servir Seu povo. Portanto, Timóteo não era um Cristão jovem descuidado e indiferente.
Paulo podia dizer a respeito dele, “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2:20-22). Ler essa epístola com a ideia equivocada de que ela está se dirigindo a jovens mundanos é tirá-la de seu contexto.
não estamos dizendo que não podemos aplicar o que diz a Epístola aos jovens e descuidados, mas o contexto e a interpretação primária é a de a um obreiro mais velho (que está prestes a sair de cena) aconselhando e encorajando um obreiro mais jovem. O objetivo da epístola, portanto, é encorajar Timóteo a carregar fielmente a tocha que estava sendo passada para ele. Por ser uma epístola pastoral – uma epístola que não foi escrita para uma assembleia ou um grupo de assembleias, mas a um indivíduo – ela está cheia de aconselhamento piedoso do apóstolo a Timóteo no tocante a sua vida e serviço ao Senhor. Paulo transmite a ele muitas instruções úteis que têm sido preservadas graciosamente para nós na Palavra de Deus, para que qualquer um que deseje servira o Senhor tenha esses princípios orientadores para o seu serviço. Essa é uma palavra muito necessária atualmente.
  • O primeiro capítulo delineia as qualidades morais e espirituais necessárias ao “homem de Deus” em um dia de ruína.
  • O segundo capítulo apresenta alguns princípios muito importantes necessários para o serviço em um período assim.
  • O terceiro capítulo relata os recursos disponíveis para o servo de Deus a fim de que ele fosse preservado e pudesse ser útil em um tempo assim.
  • O quarto capítulo encerra a epístola com alguns incentivos divinos para o serviço que são preparados para estimular o servo do Senhor em Sua obra.


Um comentário: