sábado, 29 de dezembro de 2018

Manter-se Livre de Envolvimentos Terrenos


Manter-se Livre de Envolvimentos Terrenos

V. 4 – “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Além disso, como um bom soldado de Jesus Cristo, Timóteo devia se manter livre de envolvimentos terrenos. Se ele fosse servir ao Senhor e responder ao Seu chamado, ele não devia se envolver com inúmeras atividades e empreitadas terrenas. Ele devia manter sua vida simples. Um soldado em serviço deve manter-se pronto para ação. Sua responsabilidade é estar pronto a qualquer momento, para “agradar àquele que o alistou”. Envolvimentos terrenos só serviriam para impedir que Timóteo respondesse o chamado do Senhor.
Semelhantemente, se formos sérios quanto a servir ao Senhor, devemos nos manter livres de todos os envolvimentos terrenos. O servo do Senhor não pode ter muitos “projetos em andamento”, por assim dizer, e ainda esperar ser eficiente. Por exemplo, se somos membros de um clube local de tiro, estamos em um time de atletismo, e também estamos envolvidos em algum tipo de serviço comunitário, essas coisas tomarão nosso tempo e energia e irão interferir em nosso chamado para servir ao Senhor. Além de serem jugos desiguais (2 Co 6:14), há compromissos relacionados a essas coisas que irão nos prender e ocupar nosso tempo, e dessa forma irão nos atrapalhar no serviço ao Senhor.
Envolvimentos terrenos podem estar na forma de projetos pessoais que estabelecemos para nós mesmos e que acabam consumindo nosso tempo e nossa energia. A consequência disso será a mesma – não estaremos livres para servir ao Senhor como poderíamos. Podemos acabar entrando em algo onde não podemos apenas estalar os dedos e sair. Suponha que você vai construir uma nova cascata no jardim e um sistema de irrigação no seu quintal. Então, após você começar o projeto, você percebe que isso tomará muito do seu tempo, e você gostaria de abandoná-lo. Mas depois de ter revirado todo o seu quintal, você não pode deixá-lo nessas condições, então você é obrigado a prosseguir e terminar o que começou. Esses projetos não são pecaminosos, mas eles podem exigir muito do seu tempo e no fim acabarão interferindo no seu serviço ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário