domingo, 30 de dezembro de 2018

2) Uma Vida Coerente com a Verdade


2) Uma Vida Coerente com a Verdade

V. 10b – A segunda coisa que seria um elemento preservador para Timóteo era o “modo de viver” de Paulo. Não era o suficiente que Timóteo conhecesse a doutrina de Paulo; ele devia imitar o modo de viver de Paulo. Isso seria uma segurança preservadora para ele. O modo de viver de Paulo estava em contraste direto com o estilo de vida corrompido que estava surgindo no testemunho Cristão. Andar como Paulo andava significava andar em separação disso. Do mesmo modo, se tivermos estabelecido hábitos corretos de piedade em nossas vidas, com certeza eles serão um meio de nos preservar no caminho.
Paulo mencionou algumas coisas específicas que faziam parte do seu modo de viver. Eram elas “intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança” (TB). Essas eram coisas que caracterizavam sua vida e serviço. Não apenas uma vida de piedade preservaria Timóteo, também lhe ajudaria a dar um testemunho claro e evidente em contraste com a ordem de coisas ao seu redor, e daria peso ao seu ministério.
A vida de Paulo era totalmente coerente com a doutrina que ele ensinava. De fato, seu modo de viver era baseado em sua doutrina. Paulo havia ensinado a Timóteo que más doutrinas levam a práticas ruins (2 Tm 2:16) e também, que boa doutrina produz uma vida piedosa coerente (1 Tm 6:3). Nossa doutrina forma nosso andar – tanto para o bem quanto para o mal. Talvez esse seja o motivo porque Paulo falou de sua doutrina antes de falar de seu modo de viver.
O “modo de viver” de Paulo era um padrão pelo qual Timóteo poderia testar a profissão que ele encontraria. Será que aqueles que fazem uma profissão de possuir a verdade tinham uma vida de piedade consistente como a de Paulo? Timóteo poderia simplesmente perguntar, “fazer isso ou aquilo está de acordo com o modo de viver de Paulo?” Historicamente, aqueles que têm sido heterodoxos[1] quanto à doutrina são frequentemente caracterizados por um estilo de vida questionável (e às vezes por pecados escandalosos), que acompanha suas doutrinas terríveis.
Uma advertência aqui; embora esse seja um bom teste, há alguns que imitarão a vida de Paulo, mas sem possuir sua doutrina. O Senhor chama a esses de “lobos” “vestidos como ovelhas” (Mt 7:15). Muitos tropeçaram por causa da piedade aparente encontrada em determinadas seitas Cristãs. Devemos nos manter vigilantes contra isso também.




[1] N. do T.: Heterodoxo é aquilo que se opõe aos padrões, normas, regras ou a uma doutrina pré-estabelecida. Do grego hetero que significa “diverso” e doxa que significa “fé”. É o que está em desconformidade com a doutrina tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário