sábado, 29 de dezembro de 2018

Evitar o Intelectualismo ao Apresentar a Verdade


Evitar o Intelectualismo ao Apresentar a Verdade

Vs. 14-15 – Paulo então passa a tratar da maneira de Timóteo apresentar a verdade. Havia uma série de coisas que ele precisava evitar em seu ministério. Ele disse, “Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem [cortando numa linha reta – JND] a palavra da verdade”.
Paulo antecipou plenamente que Timóteo encontraria aqueles que iriam se opor à verdade. Aparentemente, havia alguns que estavam levantando grandes questões em relação ao significado técnico de determinadas palavras. Eles eram “guerreiros filosóficos da palavra” (W. Kelly). Timóteo devia evitar tais métodos ao apresentar a verdade. Tais “contendas de palavras ... para nada aproveitam”. Ele não devia subverter seus ouvintes ao tentar fazê-los conhecer a verdade por meio de engenhosos argumentos filosóficos. Tais métodos não têm a aprovação do Senhor, nem o Espírito Santo Se identifica com ele em poder no ministério. Essa não é a maneira de Deus de apresentar e defender a verdade. Isso nos mostra que é possível defender o que é certo, mas da maneira errada.
Em vez de usar argumentos intelectuais, Timóteo deveria mostrar a seus ouvintes a verdade da Palavra de Deus. Era para ele se “esforçar para se apresentar” (TB) como um “obreiro” que fez sua “lição de casa” ao aprender a verdade. Ser capaz de indicar o sentido correto de uma passagem é algo que só pode ser feito “dividindo corretamente a Palavra” (KJV). O comentário de Paulo aqui mostra que a Palavra de Deus tem divisões. O obreiro que é de “Deus aprovado” irá observar essas divisões e fará essas distinções em seu ministério. Um estudo das Escrituras que ignora as divisões na Palavra de Deus pode trazer algum conforto prático ao leitor, mas doutrinariamente será de pouco proveito.
Um exemplo de dividir corretamente a Palavra da verdade é notar que ela indica que há uma diferença entre os judeus, os gentios e a Igreja de Deus (1 Co 10:32). O estudante da Escritura deve dividir aquilo que corretamente pertence a Israel, a Igreja e aos gentios, e não confundir seus respectivos chamados, esperanças e destinos. As responsabilidades que caracterizam a dispensação da lei e a dispensação da graça – aquilo que é judaico e aquilo que é Cristão – são completamente diferentes. Um é terrenal e o outro é celestial. Não dividir corretamente essas coisas gera confusão e uma miscelânea de erros.
O grande problema com os Cristãos é que eles frequentemente usam partes da Palavra de Deus fora de seu contexto. Muitos aplicam a Palavra incorretamente, não sabendo que nela existem essas divisões. Timóteo, portanto, precisava “esforçar-se diligentemente” (JND) em seu estudo da Palavra para que pudesse apresentar a verdade com precisão em seu contexto apropriado a fim de que seus ouvintes fossem edificados na santíssima fé (Judas 20), e evitassem entrar em guerras filosóficas de palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário