sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Fé não Fingida


Fé não Fingida

V. 5 – O apóstolo passa a expressar sua confiança na fé de Timóteo. Ele diz, “trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. A menção a Lóide e a Eunice não significa que Timóteo recebeu uma educação Cristã. Sua avó e sua mãe tinham fé, como judias piedosas, na religião judaica, mas elas não conheciam o evangelho até Paulo visitar aquela região (At 14:6-7). Atos 16:1 diz que sua mãe Eunice era “crente” no evangelho, mas não diz nada sobre Lóide, o que nos leva a pensar que talvez ela tivesse morrido àquela altura. Embora Timóteo não tenha recebido uma educação Cristã, ele certamente recebeu uma educação piedosa e lhe ensinaram os princípios da fé. A menção a essas duas mulheres mostra que, embora fé e salvação não possam ser herdadas dos pais, Deus ama salvar e abençoar famílias inteiras (At 16:31).
Paulo fala da fé delas aqui para mostrar que é algo essencial em um dia de ruína. Ele não estava se referindo apenas à fé que crê no evangelho, mas à fé que é necessária para cada passo no caminho. Em outra passagem somos lembrados de que o justo viverá pela fé (Hb 10:38). Não há um momento em que precisemos mais disso do que em dias de fraqueza e fracasso. O inimigo de nossa alma está buscando incansavelmente abalar nossa fé e nos fazer desistir. Seu plano é “destruir os santos do Altíssimo” em dias de testemunho remanescente (Dn 7:25). Ele quer nos fazer desistir e pensar que não vale a pena continuar. Mas a fé habilita o crente a elevar-se acima das condições do dia e perseverar apesar de todas as coisas desanimadoras que ele poderá encontrar no testemunho Cristão. Paulo estava convencido de que Timóteo tinha essa fé para servir num dia assim.
Paulo se refere à fé de Timóteo como “não fingida”. Isso significa que ela não era simulada; não era algo apenas exterior. Isso nos mostra que Timóteo era sincero. Nesses dias de hipocrisia e pretensão, Deus quer realidade em Seu povo – especialmente naqueles que irão adiante para servir a Ele. “Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo” (Sl 51:6 – AIBB). Além disso, fé é necessária para confiar no Senhor no campo de trabalho. O servo deve ter fé para transmitir a Palavra e confiar no Espírito para trabalhar nas almas. Se nos falta fé em Seu serviço, podemos acabar recorrendo a artifícios carnais para obter resultados. Acessórios mundanos, sensacionalismo e coisas do tipo são frequentemente usados quando a fé simples não está em exercício, mas “fé não fingida” se apoia exclusivamente na Palavra de Deus no ministério. Assim, o servo do Senhor precisa de fé para seguir o caminho de separação e fé para confiar no Senhor para obter resultados no serviço.
A manutenção de uma consciência pura (v. 3) amor genuíno e cuidado pelo povo de Deus (v. 4), e fé não fingida (v. 5) são três coisas essenciais para servir o Senhor no caminho de separação em um dia de ruína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário